Até 2014, firmas poderão ser abertas em 5 dias

13 de agosto de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O excesso de burocracia é entrave para abertura de negócios e para o crescimento do país, na opinião de 73% dos entrevistados em pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope. Para solucionar esse problema, o prazo para abertura de empresa no Brasil pode ser reduzido de 180 para cinco dias até o ano que vem, afirmou o ministro Guilherme Afif da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Além de facilitar a vida dos empreendedores e incentivar o empreendedorismo, a medida pretende colocar o país até o fim de 2014 na 30ª posição no ranking do relatório “Doing Business”, do Banco Mundial, no quesito abertura de empresas. Hoje, o Brasil ocupa o 121º, em 185 países pesquisados.

Para o cumprimento da meta, será montada uma força-tarefa para simplificação das regras da micro e pequena empresa. A criação de um CNPJ único para as firmas e a ampliação do acesso ao sistema do Simples Nacional. “O princípio nosso é que, para entrar no Simples, não importa a categoria, mas sim o tamanho da empresa, isto é, se fatura até R$ 3,6 milhões por ano. Hoje, os serviços estão praticamente fora do Simples”, disse Afif ao jornal O Globo.

A secretaria também trabalha na construção do portal Empresa Simples, que será um balcão de atendimento virtual, permitindo a abertura e o fechamento de empresas online: “O cidadão não vai mais precisar bater de porta em porta para fechar a empresa. Isso, no mundo digital, é possível. Os dados viajam, as pessoas não necessariamente”.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário!